• (+351) 22 600 21 50
  • geral@formarte.pt

Música para Bebés

Nº mínimo de inscritos: 6 bebés

Nº máximo de inscritos: 12 bebés


Datas: 29 outubro a 19 novembro (sábados) ou

4 a 25 de março (sábados)


Horário: 10h ( bebés dos 0 aos 18 meses)

11h (bebés dos 19 meses aos 3 anos)


Duração: 4 sessões de 45 minutos


Formadora: Inês Lemos


Formato: Presencial


Valor pack das 4 sessões: 50€


Descrição

Público-Alvo

Bebés dos 0 aos 3 anos, que devem vir acompanhadas por um cuidador, que pode ser um dos pais ou alguém com quem mantenha um vínculo afetivo.

Inscrições Abertas

Valor pack das 4 sessões: 50€

Para efetivar a sua inscrição deve fazer a sua transferência para: NIB: 0007 0000 0011700712423 e enviar comprovativo para o email: geral@formarte.pt

Enquadramento

Sessões de música para bebés, onde se pode vivenciar um ambiente de imersão musical rico e estimulante, que visa desenvolver o pensamento musical e despertar sensibilidade e entusiasmo pela música.

Fundamentação da Relevância da Formação

Os primeiros anos de vida têm uma importância fulcral para o desenvolvimento humano. É fundamental fomentar uma aprendizagem musical desde cedo, para que a criança possa expressar-se consigo própria e com os que a rodeiam. Tal como sucede na aprendizagem da língua materna, a orientação informal musical nos primeiros anos de vida prepara a criança para a instrução formal a ocorrer posteriormente.

Objetivos da Formação

  • Desenvolver o pensamento musical, através de uma imersão musical com contraste rítmico e tonal.
  • Desenvolver a coordenação motora, ao experienciar diferentes qualidades de movimento e formas de deslocação no espaço.
  • Desenvolver a voz cantada através de atividades de imitação e de exploração.
  • Desenvolver a perceção auditiva, através de uma experimentação sonoro-musical orientada.
  • Desenvolver competências sócio-afetivas, resultantes de um contacto com diversas formas de expressão e comunicação num contexto de grupo.

Metodologia

As sessões de música para bebés são de caráter prático, com inclusão de música, movimento e exploração sonora. O formador serve como modelo e incentiva à imitação das suas ações. As atividades são semi-diretivas, com amplo espaço para interação, improvisação e propostas dos participantes.

A formadora

O percurso musical de Inês Lemos teve como principal foco o estudo de fagote, tendo sido complementado com o estudo de flauta de bisel e guitarra. Licenciou-se em Educação Musical e em Música, variante fagote. Mestre em Ensino da Música pela ESART de Castelo Branco e com uma pós-graduação em performance musical em Fiesole, Itália, dá aulas de fagote, flauta de bisel, iniciação musical e coro em diversas instituições. A sua procura por um maior conhecimento na área da pedagogia musical levou-a a um contacto próximo com a Teoria da Aprendizagem Musical de Edwin Gordon e daí nasceu um profundo interesse pela música na infância. Desde então, tem realizado formações sobre esta temática com a Companhia de Música Teatral, Gordon Institute of Music Learning, British Kodály Academy e concluiu uma pós-graduação em Música na Infância - Intervenção e Investigação na FCSH, Universidade NOVA de Lisboa, que é o primeiro curso superior especializado nesta área, em Portugal. Com desejo de continuar a sua aprendizagem, procura diferentes perspetivas teóricas e práticas que lhe permitam contribuir para fazer despertar a sensibilidade e o entusiasmo pela música.

Eventos em Destaque

Música para Bebés

Música para Bebés

29 outubro a 19 novembro (sábados) ou 4 a 25 de março (sábados)