Sobre o curso
A opção por um percurso escolar que contempla o ensino artístico nem sempre é uma decisão totalmente informada, havendo muitas vezes ideias ou expectativas dos encarregados de educação desalinhadas da realidade.
Por outro lado, escolas e professores do ensino artístico especializado muitas vezes assumem que alunos e pais rapidamente se integram na dinâmica de uns currículos diferentes do ensino regular, na sua forma e conteúdo.
Objetivos
Esta formação pretende ser um ponto de encontro e aproximação das duas perspetivas, com o objetivo último de adequar expectativas de parte a parte e definir os campos de ação dos intervenientes nesta nova dinâmica. Em concreto, procurar-se-á:
- apresentar o Ensino Artístico Especializado (EAE) nas semelhanças e diferenças para o ensino regular;
- antecipar algumas das solicitações particulares deste percurso educativo para melhorar a organização familiar do aluno;
- definir quais os intervenientes no processo educativo da criança, os papéis por eles desempenhados e a articulação entre todos os atores neste processo;
- discutir ideias e mitos frequentemente associados ao ensino artístico;
- apresentar algumas estratégias de acompanhamento do estudo das crianças, essencialmente centradas nos pais e/ou encarregados de educação;
- avaliação e posicionamento dos pais/encarregados de educação perante os resultados do aluno.
Destinatários
Pais e encarregados de educação de alunos do Ensino Artístico Especializado; docentes do Ensino Artístico Especializado e todos aqueles que revelam interesse nestas áreas.
Detalhes do curso
FORMADOR
André Ramos
É mestrado pela Guildhall School of Music and Drama, sendo também licenciado em Psicologia pela Universidade do Porto.
Tendo passado por todos os níveis do EAE e sendo pai de duas crianças que agora o frequentam, tem assim a oportunidade de partilhar a sua experiência a partir de dois pontos de vista diferentes: o de professor do EAE e a de análise comportamental e sociológica sobre as crianças e as famílias que escolhem este percurso.