Sobre o curso
Sessões de música para bebés, onde se pode vivenciar um ambiente de imersão musical rico e estimulante, que visa desenvolver o pensamento musical e despertar sensibilidade e entusiasmo pela música.
Os primeiros anos de vida têm uma importância fulcral para o desenvolvimento humano. É fundamental fomentar uma aprendizagem musical desde cedo, para que a criança possa expressar-se consigo própria e com os que a rodeiam. Tal como sucede na aprendizagem da língua materna, a orientação informal musical nos primeiros anos de vida prepara a criança para a instrução formal a ocorrer posteriormente.
Objetivos
- Desenvolver o pensamento musical, através de uma imersão musical com contraste rítmico e tonal;
- Desenvolver a coordenação motora, ao experiênciar diferentes qualidades de movimento e formas de deslocação no espaço;
- Desenvolver a voz cantada através de atividades de imitação e de exploração;
- Desenvolver a perceção auditiva, através de uma experimentação sonoro-musical orientada;
- Desenvolver competências sócio-afetivas, resultantes de um contacto com diversas formas de expressão e comunicação num contexto de grupo.
Programa
As sessões de música para bebés são de caráter prático, com inclusão de música, movimento e exploração sonora. O formador serve como modelo e incentiva à imitação das suas ações. As atividades são semi-diretivas, com amplo espaço para interação, improvisação e propostas dos participantes.
Destinatários
Bebés dos 0 aos 3 anos, que devem vir acompanhadas por um cuidador, que pode ser um dos pais ou alguém com quem mantenha um vínculo afetivo.
Detalhes do curso
FORMADOR
Sara Figueiredo
Sara Figueiredo – Licenciada em Ciências da Educação (FPCEUC – Coimbra), mestranda em musicoterapia (ULL – Lisboa) e Master-practitioner RGM (Ronnie Gardiner International – UK/Nederland), é música, artista-educadora, formadora e desenvolve desde 2007, junto de públicos de todas as idades, aulas, concertos, formação, projetos artísticos e sessões de estimulação em que a música é a principal ferramenta de intervenção, agora também na área terapêutica. Colabora desde 2018 com o Instituto Português da Afasia (IPA) e desde 2023 em clínicas de neuro-desenvolvimento e neuro-reabilitação. Enquanto embaixadora do método RGM em Portugal, coordena formações e eventos RGM no território nacional. Dá voz ao projeto “Tocar o Chão” com o músico/compositor Carlos Peninha.