Sobre o curso
Sessões de música para bebés, onde se pode vivenciar um ambiente de imersão musical rico e estimulante, que visa desenvolver o pensamento musical e despertar sensibilidade e entusiasmo pela música.
Os primeiros anos de vida têm uma importância fulcral para o desenvolvimento humano. É fundamental fomentar uma aprendizagem musical desde cedo, para que a criança possa expressar-se consigo própria e com os que a rodeiam. Tal como sucede na aprendizagem da língua materna, a orientação informal musical nos primeiros anos de vida prepara a criança para a instrução formal a ocorrer posteriormente.
Objetivos
- Desenvolver o pensamento musical, através de uma imersão musical com contraste rítmico e tonal;
- Desenvolver a coordenação motora, ao experiênciar diferentes qualidades de movimento e formas de deslocação no espaço;
- Desenvolver a voz cantada através de atividades de imitação e de exploração;
- Desenvolver a perceção auditiva, através de uma experimentação sonoro-musical orientada;
- Desenvolver competências sócio-afetivas, resultantes de um contacto com diversas formas de expressão e comunicação num contexto de grupo.
Programa
As sessões de música para bebés são de caráter prático, com inclusão de música, movimento e exploração sonora. O formador serve como modelo e incentiva à imitação das suas ações. As atividades são semi-diretivas, com amplo espaço para interação, improvisação e propostas dos participantes.
Destinatários
Bebés dos 0 aos 3 anos, que devem vir acompanhadas por um cuidador, que pode ser um dos pais ou alguém com quem mantenha um vínculo afetivo.
Detalhes do curso
FORMADOR

Inês Lemos
O percurso musical de Inês Lemos teve como principal foco o estudo de fagote, tendo sido complementado com o estudo de flauta de bisel e guitarra.
Licenciou-se em Educação Musical e em Música, variante fagote. Mestre em Ensino da Música pela ESART de Castelo Branco e com uma pós-graduação em performance musical em Fiesole, Itália, dá aulas de fagote, flauta de bisel, iniciação musical e coro em diversas instituições.
A sua procura por um maior conhecimento na área da pedagogia musical levou-a a um contacto próximo com a Teoria da Aprendizagem Musical de Edwin Gordon e daí nasceu um profundo interesse pela música na infância.
Desde então, tem realizado formações sobre esta temática com a Companhia de Música Teatral, Gordon Institute of Music Learning, British Kodály Academy e concluiu uma pós-graduação em Música na Infância – Intervenção e Investigação na FCSH, Universidade NOVA de Lisboa, que é o primeiro curso superior especializado nesta área, em Portugal.
Com desejo de continuar a sua aprendizagem, procura diferentes perspetivas teóricas e práticas que lhe permitam contribuir para fazer despertar a sensibilidade e o entusiasmo pela música.