Sobre o curso
Mindfulness e Artes para Crianças são sessões interativas desenvolvidas especialmente para crianças. O objetivo é promover o desenvolvimento emocional, a criatividade e a autodescoberta num ambiente lúdico e acolhedor. Cada sessão combina práticas de mindfulness adaptadas à faixa etária das crianças, seguidas de atividades artísticas que permitem expressar as suas emoções e pensamentos de forma livre e segura.
Objetivos
Mindfulness e Artes para Crianças proporcionará um ambiente seguro e acolhedor para que as crianças desenvolvam competências de mindfulness, autoconsciência e expressão criativa. Ao longo das diferentes sessões, serão incentivadas a conectarem-se consigo mesmas e com os outros, aprendendo a lidar com suas emoções e desafios cotidianos de maneira saudável e positiva. Além disso, a integração das artes nas atividades permitirá que as crianças explorem a sua imaginação e criatividade, promovendo o crescimento pessoal e o bem-estar geral.
Programa
1 – Introdução ao conceito de mindfulness de forma lúdica, com jogos e exercícios sensoriais.
2 – Exploração das emoções por meio de atividades artísticas, como desenho e pintura.
3 – Práticas de respiração para acalmar a mente e identificar sentimentos.
4 – Exercícios para estimular os sentidos, como atenção plena, o paladar e o tato.
5 – Atividades artísticas usando materiais diversos, como argila ou tecidos.
6 – Práticas de yoga adaptadas para crianças.
7 – Dança e movimento para explorar a expressão corporal.
8 – Reflexão sobre as coisas pelas quais as crianças são gratas.
9– Técnicas de mindfulness para lidar com situações desafiadoras.
10 – Atividades artísticas inspiradas na natureza, como desenhos de paisagens e animais.
11 – Discussão sobre a importância de se cuidar e se amar.
12 – Exploração de talentos artísticos individuais, como música, poesia ou teatro.
Destinatários
Crianças dos 5 aos 10 anos de idade.
Detalhes do curso
FORMADOR
Andreia Volta e Sousa
Natural do Porto, é Mestre em Ensino da Música pela Universidade de Aveiro, tendo desenvolvido trabalho nas áreas da criatividade e motivação decorrentes de estratégias inovadoras no ensino especializado da música.
Licenciou-se em Canto Teatral pelo Conservatório Superior de Música de Vila Nova de Gaia, na classe da Professora Fernanda Correia, com elevada classificação.
Iniciou os seus estudos em Canto em 1999, na Academia de Música de Paços de Brandão, na classe do Prof. João Carlos Soares.
Apresentou-se a solo com as orquestras Filarmonia de Gaia e ESPROARTE, interpretando diversas obras de A. Vivaldi, W. A. Mozart, G. Pergolesi, A. Scarlatti, R. Strauss, G. Mahler e H. Wolf.
Estreou, em 2007, “Mistérios do Rosário”, compilação de obras de compositores Portugueses como Eugénio Amorim, Rui Soares da Costa, Fernando Valente e Fernando Lapa.
Já participou em óperas como “A flauta Mágica “, de Mozart; “Irene”, de Alfred Keil; “A viúva Alegre” de Franz Léhar e “Ahmal and the night visitors” de Menotti. Foi Sylviane na ópera “A viúva Alegre” de Franz Léhar, e Sam – o pequeno limpa chaminés – na ópera “O pequeno limpa chaminés” de Benjamin Britten.
Integrou o Grupo de Música Vocal Contemporânea sob orientação do Maestro Mário Mateus com o qual Participou nos XIV, XV e XVI Festival Internacional de Música de Gaia, onde, entre outras, interpretou “Sonnengesang – The canticle of the sun”, de Sofia Gubaidulina, “Adágio “ de S. Barber, “Jephte” de Carissimi, “Stabat Mater” e “ Magnificat” de Arvö Part.
Trabalhou com os Maestros Mário Mateus, António Saiote, Artur Pinho, Cesário Costa, Adam Klocek, entre outros.
Participa regularmente em MasterClasses sob orientação Brian Gill, Laura Sartti, Enza Ferrari, entre outros.
Concluiu o 5º grau de Flauta Transversal sob a orientação da Prof. Carla Cabral.
É também licenciada em Gestão, pela Universidade Católica Portuguesa do Porto.