Mindfulness na Educação | PRESENCIAL

Valor:

7 dias de curso 560€

Descrição

O Curso de Mindfulness na Educação é um ferramenta transformadora para educadores, professores e profissionais da educação que desejam incorporar práticas de mindfulness no ambiente de aprendizagem. Os participantes aprenderão conceitos fundamentais de mindfulness e técnicas valiosas para aprimorar a concentração, reduzir o stresse e promover a empatia na sala de aula. O curso inclui práticas de meditação, exercícios de mindfulness e estratégias para compartilhar o mindfulness com os alunos. Os educadores serão incentivados a criar um ambiente acolhedor e compassivo onde os alunos possam prosperar. É um curso enriquecedor para cultivar o equilíbrio emocional e investir num futuro consciente e compassivo.

Mais informações através do e-mail: avoltaesousa@formarte.pt

Pré inscrição aqui: https://forms.gle/4whXmecwoxDoDwm38

O Porto foi eleita a melhor cidade turística europeia em 2022 pelos Wold Travel Awards.

Objetivos

  1. Desenvolver a Prática de Mindfulness: Capacitar os participantes acriar as suas próprias práticas diárias de mindfulness, promovendo a autorregulação emocional, o mindfulness e o autocuidado.
  2. Reduzir o stresse: Auxiliar educadores a lidar com o stresse e as pressões no ambiente educacional, melhorando o bem-estar geral e a saúde mental.
  3. Aprimorar a Concentração e Atenção: Capacitar os educadores a melhorar a sua capacidade de concentração, foco e estar plenamente presentes, resultando em maior eficiência nas atividades diárias.
  4. Fomentar a Empatia e a Compaixão: Fornecer ferramentas para cultivar empatia e compaixão para alunos, colegas e a comunidade escolar, fortalecendo as relações interpessoais.
  5. Melhorar as Capacidades de Comunicação: Aprender a ouvir ativamente e responder com calma e empatia, facilitando a comunicação eficaz entre educadores e alunos.
  6. Cultivar a Resiliência Emocional: Capacitar os educadores a lidar com desafios e contratempos de maneira mais equilibrada, desenvolvendo uma maior resiliência emocional.
  7. Criar um Ambiente de Aprendizagem Acolhedor: Desenvolver estratégias para estabelecer um ambiente de aprendizagem positivo, inclusivo e acolhedor, onde os alunos se sintam seguros e apoiados.
  8. Aprimorar a Gestão da Sala de Aula: Aprender a usar práticas de mindfulness para promover a disciplina positiva e uma gestão eficiente da sala de aula.
  9. Incorporar o Mindfulness no Currículo: Explorar formas de integrar práticas de mindfulness no currículo, enriquecendo as experiências de aprendizagem dos alunos.
  10. Reforçar a Autorregulação dos Alunos: Capacitar os educadores a ensinar técnicas de mindfulness aos alunos, para que possam gerir as suas emoções e comportamentos de forma mais saudável.
  11. Promover o Bem-Estar Geral dos Alunos: Desenvolver práticas de mindfulness apropriadas para a idade para ajudar os alunos a lidar com o stresse, a ansiedade e aumentar sua resiliência.
  12. Fomentar a Autorreflexão: Encorajar os educadores a envolverem-se em autorreflexão regular para melhorar as suas práticas de ensino e aprimorar a sua abordagem com os alunos.

Conteúdo do Curso

  1. Introdução ao Mindfulness:
  • Definição de mindfulness e seus princípios fundamentais.
  • Origem e história do mindfulness.
  • Benefícios do mindfulness na educação.
  1. Práticas de Mindfulness para Educadores:
  • Técnicas de meditação da respiração.
  • Práticas de mindfulness para o corpo: desenvolver a consciência corporal e reduzir a tensão física.
  • Explorar os sentidos e praticar o mindfulness no momento presente.
  • Práticas de mindfulness para redução do stresse.
  1. Mindfulness na Gestão de Emoções:
  • Aprender a identificar e lidar com emoções negativas.
  • Desenvolver a autorregulação emocional.
  • Cultivar a autocompaixão e o autocuidado.
  1. Mindfulness na Comunicação:
  • Comunicação consciente e não violenta.
  • Práticas de escuta ativa e empatia.
  • Resolução de conflitos com mindfulness.
  1. Aplicação do Mindfulness na Sala de Aula:
  • Estratégias para introduzir o mindfulness aos alunos.
  • Práticas de mindfulness adaptadas para diferentes idades.
  • Mindfulness e disciplina positiva na sala de aula.
  1. Cultivar uma Cultura de Mindfulness na Escola:
  • Implementação de práticas de mindfulness em toda a comunidade escolar.
  • Fomentar a consciência mindfulness em toda a comunidade escolar.
  • Desenvolver estratégias para criar um ambiente de aprendizagem acolhedor e compassivo.
  • Discussões em grupo sobre a implementação do mindfulness na escola.
  1. Mindfulness para a Gestão do Stresse em Alunos:
  • Técnicas de mindfulness para reduzir a ansiedade em alunos.
  • Ensinar práticas de autorregulação emocional aos alunos.
  • Desenvolver resiliência emocional na sala de aula.
  1. Práticas de Mindfulness para Crianças e Adolescentes:
  • Adaptação de práticas de mindfulness para diferentes grupos etários.
  • Jogos de mindfulness e atividades lúdicas para crianças e adolescentes.
  • Estimular a criatividade e a autodescoberta por meio do mindfulness.
  1. Mindfulness e Aprendizagem Significativa:
  • Explorar como o mindfulness pode aprimorar a absorção de conteúdo pelos alunos.
  • Aumentar a consciência durante as atividades de aprendizagem.
  1. Mindfulness e Disciplina Positiva:
  • Usar o mindfulness como uma ferramenta para abordar comportamentos indesejados.
  • Promover disciplina positiva e respeitadora na sala de aula.

Dia 1 – Boas-vindas

  • Apresentação do curso e seus objetivos .
  • Orientação individual e informações sobre o local e o país.
  • Apresentação conjunta e networking entre todos os participantes.

Dia 2 – Introdução ao Mindfulness e Práticas Básicas

  • Definição de mindfulness e seus benefícios na educação.
  • Práticas de mindfulness para educadores: meditação da respiração e consciência corporal plena.
  • Exploração dos sentidos: práticas de mindfulness no momento presente.

Dia 3 – Mindfulness para Educadores

  • Identificação e compreensão das emoções.
  • Técnicas de autorregulação emocional com mindfulness.
  • Desenvolvimento de técnicas de comunicação consciente e empatia.
  • Estabelecimento de práticas diárias de mindfulness para educadores.

Dia 4 – Mindfulness na Comunicação e na Sala de Aula

  • Comunicação consciente e não violenta.
  • Práticas de escuta ativa e empatia.
  • Integração do mindfulness no currículo escolar.
  • Práticas de mindfulness para melhorar a concentração dos alunos.

Dia 5 – Cultivar uma Cultura de Mindfulness na Escola

  • Implementação de práticas de mindfulness em toda a comunidade escolar.
  • Fomentar a consciência mindfulness em toda a comunidade escolar.
  • Desenvolvimento de estratégias para criar um ambiente de aprendizagem acolhedor e compassivo.
  • Discussões em grupo sobre a implementação do mindfulness na escola.

Dia 6 – Mindfulness e Bem-Estar dos Alunos

  • Técnicas de mindfulness para reduzir a ansiedade em alunos.
  • Ensino de práticas de autorregulação emocional aos alunos.
  • Cultivo da resiliência emocional na sala de aula.
  • Reflexão final e conclusão do curso.

Dia 7 – Conclusão

  • Avaliação do curso.
  • Emissão de certificados oficiais do curso.
  • Partida dos participantes.

Faça a sua pré inscrição através deste link: https://forms.gle/4whXmecwoxDoDwm38

Público-Alvo

Professores das diferentes áreas de ensino, educadores, artistas, e todos aqueles que mostram interesse pelas temáticas abordadas.

Este curso apenas se realiza com um mínimo de 8 participantes.

Se na sua instituição tiver um grupo de 8 pessoas que pretendam fazer o curso, podemos agendar uma data diferente das apresentadas.

Detalhes do curso

FORMADOR

Andreia Volta e Sousa

Natural do Porto, é Mestre em Ensino da Música pela Universidade de Aveiro, tendo desenvolvido trabalho nas áreas da criatividade e motivação decorrentes de estratégias inovadoras no ensino especializado da música.

Licenciou-se em Canto Teatral pelo Conservatório Superior de Música de Vila Nova de Gaia, na classe da Professora Fernanda Correia, com elevada classificação.

Iniciou os seus estudos em Canto em 1999, na Academia de Música de Paços de Brandão, na classe do Prof. João Carlos Soares.

Apresentou-se a solo com as orquestras Filarmonia de Gaia e ESPROARTE, interpretando diversas obras de A. Vivaldi, W. A. Mozart, G. Pergolesi, A. Scarlatti, R. Strauss, G. Mahler e H. Wolf.

Estreou, em 2007, “Mistérios do Rosário”, compilação de obras de compositores Portugueses como Eugénio Amorim, Rui Soares da Costa, Fernando Valente e Fernando Lapa.

Já participou em óperas como “A flauta Mágica “, de Mozart; “Irene”, de Alfred Keil; “A viúva Alegre” de Franz Léhar e “Ahmal and the night visitors” de Menotti. Foi Sylviane na ópera “A viúva Alegre” de Franz Léhar, e Sam – o pequeno limpa chaminés – na ópera “O pequeno limpa chaminés” de Benjamin Britten.

Integrou o Grupo de Música Vocal Contemporânea sob orientação do Maestro Mário Mateus com o qual Participou nos XIV, XV e XVI Festival Internacional de Música de Gaia, onde, entre outras, interpretou “Sonnengesang – The canticle of the sun”, de Sofia Gubaidulina, “Adágio “ de S. Barber, “Jephte” de Carissimi, “Stabat Mater” e “ Magnificat” de Arvö Part.

Trabalhou com os Maestros Mário Mateus, António Saiote, Artur Pinho, Cesário Costa, Adam Klocek, entre outros.

Participa regularmente em MasterClasses sob orientação Brian Gill, Laura Sartti, Enza Ferrari, entre outros.

Concluiu o 5º grau de Flauta Transversal sob a orientação da Prof. Carla Cabral.

É também licenciada em Gestão, pela Universidade Católica Portuguesa do Porto.

PRÓXIMOS EVENTOS

Elaboração de Projetos Artísticos

Junho 12 @ 19:30 - Julho 17 @ 21:30

Conceção do Projeto para Financiamento da UE

Junho 16 @ 08:00 - Junho 22 @ 17:00